A Marinha do Brasil oficializou, nesta terça-feira (9), a aquisição do navio de guerra HMS Bulwark, da Marinha Real Britânica. A assinatura do acordo ocorreu em Londres, com a presença do diretor-geral de Material da Marinha, almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e do vice-almirante Martin Connell, representante do Reino Unido. O valor da compra não foi divulgado.
O HMS Bulwark, de 176 metros de comprimento, será empregado em diferentes tipos de operações, desde missões anfíbias de desembarque de tropas até ações humanitárias em situações de calamidade pública. A embarcação também poderá ser utilizada no transporte de profissionais de saúde, veículos, suprimentos, hospitais de campanha e medicamentos.
Segundo oficiais da Marinha, o navio terá papel estratégico na fiscalização da chamada Amazônia Azul, área marítima de jurisdição brasileira rica em petróleo e minerais, alvo de crescente interesse internacional. Em abril de 2023, a Marinha precisou expulsar um navio alemão que realizava pesquisas não autorizadas nessa região, próxima à Elevação do Rio Grande.
Com capacidade para operar com 290 tripulantes e transportar até 710 militares adicionais, o HMS Bulwark está em processo de revitalização em Plymouth, na Inglaterra. Em setembro, 48 militares brasileiros seguirão para o país para treinamento e acompanhamento das obras. Em novembro, mais 44 militares serão capacitados para operar a embarcação. O restante da tripulação viajará em 2026, quando está prevista a conclusão do comissionamento e o traslado da embarcação ao Brasil.
Especificações do HMS Bulwark:
Comprimento total: 176 m
Boca moldada: 28,9 m
Calado carregado: 7,1 m
Deslocamento: 18.500 t
Convés de voo: capacidade para até 2 aeronaves de grande porte
Velocidade máxima: 18 nós
Raio de ação: 8.000 milhas náuticasTripulação: 290 militares
Capacidade de transporte adicional: até 710 militares













