O senador Marcos do Val (Podemos‑ES) divulgou, nesta sexta-feira (25), um vídeo gravado em Orlando, dos Estados Unidos, no qual afirma não estar fugindo do Brasil, apesar de ter deixado o país mesmo com os passaportes suspensos por decisão judicial.
No vídeo, o parlamentar aparece em um parque temático e declara que viajou durante o recesso parlamentar para descansar com sua filha. Ele alega ter informado as autoridades sobre seu destino e estadia.
“Eu não tenho motivo para fugir. Não respondo a nenhum processo, não sou denunciado por nenhum crime. O que o Alexandre de Moraes fez, de tentar suspender meu passaporte… eu não entreguei à Polícia Federal porque é uma violação, um crime contra a Constituição”, disse o senador.
Na gravação, de pouco mais de dois minutos, o político endossa críticas ao ministro Alexandre de Moraes.
“Você, Alexandre, é o maior violador da nossa Constituição. E, se fosse o caso de suspender o passaporte, teria que primeiro passar por todo o processo legal, ser condenado, perder o mandato, ser preso, para então ser retirado meu passaporte”, afirmou.
Apesar de ter utilizado um passaporte diplomático, sua entrada nos EUA contraria as medidas cautelares impostas por Moraes, que havia determinado a apreensão dos documentos do parlamentar.
Na ultima sexta-feira (25), o ministro determinou o bloqueio total das contas e operações financeiras de Marcos do Val, apontando que ele violou as restrições ao embarcar para os EUA mesmo sem autorização.
Fonte: CNN