O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou na noite desta sexta-feira (24/10), em Brasília, uma visita de Estado ao primeiro-ministro da Malásia, Anwar bin Ibrahim. A agenda faz parte da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), onde é aguardado um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26/10).
A visita à Malásia é apenas a segunda de um presidente brasileiro, após a de Fernando Henrique Cardoso em 1995. Lula foi recebido em Putrajaya, a cidade administrativa próxima a Kuala Lumpur.
A Asean, bloco de 10 países, é o quinto principal parceiro comercial do Brasil, com superávit de 20%. A expectativa é de estreitamento da relação comercial, especialmente no contexto do tarifaço imposto por Trump. A comitiva brasileira busca possíveis acordos nas áreas de tecnologia, mineração, pecuária, aviação e meio ambiente.
Lula reservou espaço na agenda para o eventual encontro com Trump, esperado para o fim do dia de domingo (26/10), horário local. O petista afirmou que não vetará nenhum assunto na conversa com o republicano. Trump também deixou o mesmo intervalo livre em sua agenda entre a tarde de domingo e o jantar de gala.












