Um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (31), na Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. Este é o segundo registro da espécie no litoral alagoano em menos de uma semana. O animal foi recolhido pela equipe do Instituto Biota de Conservação, que confirmou a ocorrência.
Segundo o Biota, o corpo do pinguim foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, onde passará por necropsia para identificar a causa da morte.
A espécie é comum em águas brasileiras durante o inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, mas, ocasionalmente, alguns indivíduos se perdem do bando e chegam ao Nordeste em situação crítica, desnutridos, debilitados e com hipotermia.
A entidade reforça que o Brasil permanece em estado de emergência zoossanitária devido à influenza aviária de alta patogenicidade, uma doença viral que afeta principalmente aves silvestres e domésticas. Por isso, a orientação é para que a população evite qualquer contato com animais marinhos encalhados e acione imediatamente uma equipe especializada.
“O ideal é não tocar, nem tentar recolher o animal. Fotos e localização devem ser enviadas para o nosso canal de atendimento pelo número (82) 99115-2944”, alertou o Instituto Biota, em nota.
No último sábado (26), outro pinguim da mesma espécie foi encontrado com vida na Praia do Gunga, no Litoral Sul de Alagoas, e foi levado ao mesmo centro para reabilitação.