A prefeitura de Maceió lançou em maio deste ano o projeto “Poste Limpo” e já recolheu mais de 100 toneladas de cabos (fios) abandonados que geravam acúmulo por por 15 anos.
A maioria dessas fiações pertenciam a operadoras de telefonia e internet que atuavam em Maceió. Com isso, a responsabilidade do abandono recai sobre a concessionária de energia. Com o intuito de enfrentar junto essa problemática e encontrar uma resolutividade, o prefeito JHC reuniu diversos órgãos e empresas para executar essa limpeza e reorganizar os cabeamentos.
A iniciativa proporciona melhoria para a cidade. Há pelo menos 15 anos, Maceió vinha acumulando esse cabeamento inativo. “Com o projeto Poste Limpo, já foram recolhidas mais de 100 toneladas de fios obsoletos, promovendo não só o ordenamento como também melhorando a identidade visual da capital, que já é linda por natureza”, afirmou o prefeito.
A operação é coordenada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), com apoio da Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), da empresa Jamaaw Soluções Inteligentes, responsável pelo mapeamento dos cabos, e também do DMTT e da Alurb.
Durante a retirada, as equipes realizam intervenções técnicas para evitar a interrupção de serviços ativos de internet e organizam a fiação que permanecerá nos postes. Segundo Wellington Santos, vice-presidente da Aspeal, praticamente todos os bairros apresentam acúmulo de cabos, com destaque para Centro, Jacintinho e Benedito Bentes.
Moradores já percebem os efeitos da ação. Estela Santos, do Benedito Bentes, relata que se sente mais segura nas ruas. “É um alívio andar pela rua e não ver aqueles fios pendurados. Parecia que a qualquer momento iam cair. Não me sentia segura e também não deixava meus filhos brincarem por medo de acontecer algo”, destacou.
Os bairros de Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra, Ponta Verde, Jacintinho, Benedito Bentes, Jaraguá e Centro já foram atendidos pelo projeto, que segue em andamento até alcançar toda a área urbana de Maceió.