Segundo maior acumulado diário desde 2003 foi registrado nas últimas 24 horas na capital alagoana

Maceió enfrentou nos últimos dias um volume de chuva extremo e atípico para o período. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre os dias 17 e 21 de maio de 2025, foram registrados 475 milímetros de chuva na capital alagoana, um número que supera o acumulado de todo o mês de maio de 2024, que teve 422 milímetros.
Somente nas últimas 24 horas, o volume registrado foi de 134 milímetros, o que representa o segundo maior acumulado diário de chuva em Maceió no mês de maio desde 2003, quando o monitoramento atual começou a ser realizado pelo Inmet. O índice só é menor do que o de 27 de maio de 2017, quando a cidade registrou 152,4 milímetros em um único dia.
O balanço do Inmet referente ao mês de maio de 2024 aponta que a capital já vinha enfrentando índices acima da média. No ano passado, o mês terminou com chuvas 52% acima do esperado e temperaturas também mais elevadas do que o usual.
Agora, o cenário se agrava com a intensidade pluviométrica registrada em apenas quatro dias, o que representa 61% a mais do que o previsto para todo o mês de maio de 2025, conforme informações divulgadas pelo portal TNH1.
Os dados preocupam autoridades e a população, que já sofrem os impactos de alagamentos e transtornos causados pelas fortes chuvas. A Defesa Civil de Maceió segue em alerta, monitorando áreas de risco e prestando assistência a famílias afetadas.
A tendência, segundo o Inmet, é de que a capital continue sob influência de instabilidades climáticas nos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população e do poder público.