O Porto de Maceió abriu oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026 nesta quarta-feira (7) com a chegada triunfal do MSC Seaview. O gigante dos mares atracou na capital alagoana trazendo cerca de 5 mil passageiros, entre turistas e tripulantes, injetando fôlego imediato na economia local, especialmente nos setores de artesanato, gastronomia e transporte turístico.
O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, destacou o otimismo para este ciclo, que se estenderá até abril de 2026. Ao todo, estão previstas 35 escalas de grandes embarcações, com uma expectativa de circulação de 150 mil passageiros ao longo de toda a temporada. Esse fluxo constante reforça Maceió como um dos destinos mais competitivos e desejados do turismo marítimo no Brasil.
A movimentação no terminal de passageiros foi intensa desde as primeiras horas da manhã. Para receber os visitantes, a gestão municipal e estadual preparou esquemas especiais de segurança e receptivo cultural, visando garantir que a primeira impressão dos turistas seja a melhor possível. O impacto financeiro é expressivo, uma vez que cada cruzeirista gasta, em média, centenas de reais em passeios e compras durante as horas em que permanece em solo alagoano.
Com o Porto de Maceió operando em plena capacidade para o setor de turismo, o estado consolida sua infraestrutura para receber navios de grande porte. A temporada 2025/2026 promete ser uma das mais rentáveis da história recente, consolidando a “capital do réveillon” também como a capital dos cruzeiros no Nordeste brasileiro.

