Diante da baixa adesão à campanha de vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió lança, neste domingo (3), uma nova estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários. Atualmente, apenas 40,9% das pessoas elegíveis tomaram o imunizante na capital alagoana.
A ação ocorrerá simultaneamente em dois pontos da cidade: a Rua Fechada da Ponta Verde, na orla marítima, e o Parque Linear da Lagoa Mundaú, ambos das 9h às 14h. A proposta é facilitar o acesso ao imunizante para moradores da parte baixa da capital, aproveitando locais de grande circulação.
O foco da iniciativa são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos a partir dos 60 anos, considerados grupos mais vulneráveis às complicações da gripe. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e o cartão do SUS.
Segundo a coordenadora técnica de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a mobilização busca resgatar pessoas que ainda não foram vacinadas.
“Com essa mobilização,
aproximamos os serviços de saúde da população e reforçamos a proteção individual e coletiva das pessoas, especialmente dos grupos vulneráveis às complicações da gripe”, destacou.
A vacina contra a Influenza é segura e ajuda a reduzir internações e mortes relacionadas à doença, principalmente durante o período de maior circulação do vírus, que coincide com os meses mais frios do ano.

