Desde a última segunda-feira (26), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Maceió intensificou a imunização de pessoas acamadas que estão cadastradas na rede municipal. A iniciativa, que acompanha a campanha nacional contra a Influenza e o aumento das doenças respiratórias no período chuvoso, visa ampliar a vacinação contra o vírus da gripe para pacientes e seus cuidadores, a fim de prevenir complicações graves de sintomas gripais.
Adicionalmente à vacina contra a Influenza, as equipes multiprofissionais do SAD estão estendendo a aplicação da vacina Pneumo 23. Este imunizante é fundamental para proteger contra doenças sérias causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite e outras condições que podem deteriorar o sistema respiratório e imunológico dos indivíduos.
Conforme ressalta Júlia Carvalho, coordenadora do SAD, a ampliação da imunização em pacientes acamados que passaram por desospitalização é vital para assegurar que não haja piora no quadro de saúde, protegendo-os e prevenindo sintomas que possam agravar ainda mais seu bem-estar. A profissional também destaca que existe uma resistência em receber os imunizantes e a necessidade urgente de informação para desmistificar conceitos errôneos e, consequentemente, salvar vidas.
“Nesse período de mudança de clima, vários vírus circulam com maior frequência e os pacientes acamados são um público prioritário para serem imunizados. Nossa equipe multiprofissional que realiza todo o acompanhamento domiciliar, após a alta de hospitais desses pacientes, cuidam e auxiliam em diversas áreas no quadro de saúde e na imunização contra Influenza e a Pneumo 23, sendo indispensável para prevenir doenças graves respiratórias e evitar uma piora no estado de saúde desses pacientes”, enfatizou Júlia Carvalho.
A expansão das imunizações já faz parte da rotina das equipes do SAD, mas foi priorizada agora devido ao aumento de casos de doenças respiratórias.
De acordo com Júlia Carvalho, todos os pacientes cadastrados serão imunizados dentro de três semanas. As equipes do SAD também receberam as vacinas, uma medida de proteção e prevenção tanto para os pacientes quanto para os próprios profissionais.