Com o registro de casos e seis mortes por contaminação por metanol em bebidas destiladas no Sudeste do país, organizadores de eventos em Maceió começaram a tomar medidas de precaução. A suspensão da venda visa evitar novas contaminações e preservar a segurança do público.
O primeiro a anunciar a providência na capital alagoana foi o tradicional evento “Bem Feitinhos do Samba”. Em nota emitida nesta quinta-feira (2), a organização informou a suspensão da venda de destilados na edição de outubro, prevista para a próxima sexta-feira (3).
“Devido às últimas notícias sobre riscos relacionados a bebidas destiladas, a produção da Sexta Terapêutica decidiu que, na edição de outubro/2025, não haverá venda de bebidas destiladas (vodka, whisky e gim),” diz o comunicado nas redes sociais do evento.
Maikai reforça compromisso com segurança
Outro estabelecimento que se manifestou publicamente foi o Maikai. Em nota, a casa noturna reforçou seu “compromisso inegociável com a segurança e a qualidade do que serve”.
O Maikai destacou seus 25 anos de atuação em Maceió, ressaltando a procedência dos insumos e a confiança dos clientes. A casa frisou que mantém um contrato de mais de duas décadas com a Diageo, uma distribuidora de alta idoneidade que fornece bebidas de origem certificada.
SESAU confirma: Alagoas sem casos
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu uma nota informando que, até o final da manhã de quarta-feira (1º), não havia registrado nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol no estado relacionado ao consumo de destilados.
A Sesau esclareceu que mantém o monitoramento através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e notificará prontamente quaisquer casos suspeitos. A Sesau lembrou que a competência para fiscalizar a industrialização das bebidas é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um órgão federal.