Maceió atingiu, nesta terça-feira (9), o volume total de chuva esperado para todo o ano de 2025. Com a precipitação de 21 mm nas últimas 24 horas, a capital alagoana completou a marca anual prevista de 1.808 mm.
Segundo dados meteorológicos, maio foi o mês mais chuvoso do ano, registrando 519 mm, seguido por junho, com 471 mm. O período de chuvas intensas terminou na segunda quinzena de agosto.
Em comparação, em 2024 Maceió não alcançou o volume previsto, registrando 1.793 mm, equivalente a 99% da média anual. Já em 2023, a meta foi atingida apenas em outubro.
O meteorologista Hugo Carvalho, coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió, explicou que fenômenos climáticos como El Niño e La Niña influenciam diretamente a quantidade de chuva na capital.
“A quantidade de chuva que cai na cidade é influenciada por diversos fatores climatológicos, incluindo fenômenos como o El Niño e a La Niña. O volume varia a cada ano, mas temos uma previsão baseada na Normal Climatológica, que norteia as condições climáticas no Brasil”, disse Carvalho.
Para os próximos meses, a expectativa é de que a capital receba apenas o volume mensal previsto, mas, no acumulado, a projeção indica que o total anual de chuvas em 2025 ainda poderá ser superado.













