Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 11 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Lupa: contradições e discurso “insustentável” na fala de Cícero Almeida
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lupa: contradições e discurso “insustentável” na fala de Cícero Almeida

    2020-10-30T19:30:09-03:000000000931202010

    A Agência Lupa de checagem de fatos está verificando os discursos dos principais candidatos a prefeito das capitais em todo o País, por meio do projeto Democracia Digital, que visa checar a veracidade das falas dos candidatos. O CadaMinuto reproduziu ontem (29) a checagem feita em relação a Davi Davino Filho (Progressistas) e hoje o discurso checado será do ex-prefeito Cícero Almeida (DC).

    Falso

    “Fiz o primeiro aterro sanitário do Nordeste”.

    A fala de Almeida, durante sabatina promovida pela TV Mar, foi considerada falsa pela Lupa, pois conforme o relatório anual da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2004 já havia um aterro sanitário em Natal (RN) e Almeida só assumiu a prefeitura de Maceió em 2005.

    Procurado pela agência, o candidato reforçou a informação de que o aterro de Maceió, no porte dele, foi o primeiro do Nordeste.

    Contraditório

    “Se você andar pela periferia de Maceió (…) só vai encontrar, apenas, o que eu fiz na minha gestão durante oito anos”.

    A afirmação dita na mesma sabatina foi considerada contraditória, já que o próprio Almeida se contradiz ao dizer que ficou feliz ao ver algumas mudanças no conjunto Graciliano Ramos.

    Além disso, conforme dados do portal da transparência municipal e do Diário Oficial de Maceió é possível observar investimentos em obras de pavimentação, construção e manutenção de creches, praças e quadras nas regiões mencionadas por Almeida.

    O candidato explicou que não deixou de reconhecer, ao passar pelo Graciliano, o que foi feito.

    Insustentável

    “Quem mais valorizou o artista da terra durante oito anos foi Cícero Almeida”.

    A frase, publicada no Instagram do candidato, foi taxada de “insustentável” porque o Plano Plurianual (PPA) de Almeida para o quadriênio 2010/2013, sancionado em 21 de dezembro de 2009, não destacava a cultura. Entre os 16 parágrafos que compunham os objetivos estratégicos da Lei nº 5.868, só um abordava o desenvolvimento cultural.

    Almeida justificou: “Faz uma enquete com os artistas que você vai saber quem valorizou os artistas da terra durante oito anos. (…) Eu resgatei a cultura, trouxe esses artistas para o campo de trabalho”.

    Verdadeiro

    “Esse grande ginásio [Arivaldo Maia] que foi um presente que nós demos à população do Jacintinho durante o período que eu fui prefeito”.

    A afirmação, feita também no Instagram, é verdadeira. O Ginásio Poliesportivo Radialista Arivaldo Gaia Maia foi construído dentro do Programa Jovem Campeão, durante a segunda gestão de Almeida e inaugurado em 30 de julho de 2009.
    Fonte – Cada Minuto

    #politica #politicaalagoana

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.