O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quinta-feira (8) o cardeal norte-americano Robert Prevost pela escolha como novo papa da Igreja Católica, que adotará o nome de Leão XIV. Em mensagem divulgada nas redes sociais, Lula desejou sucesso ao pontífice e ressaltou a importância de dar continuidade ao legado de Francisco, falecido recentemente.
“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu o presidente no X, antigo Twitter.
Lula também aproveitou o momento para destacar valores que, segundo ele, devem guiar a humanidade. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, afirmou.
Por fim, o presidente Lula expressou votos de inspiração e bênçãos ao novo papa, o primeiro norte-americano da história da Igreja. “Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo.”
Robert Prevost, de 69 anos, é natural de Chicago, nos Estados Unidos, e tem uma trajetória marcada por sua atuação pastoral na América Latina, especialmente no Peru. Seu perfil conciliador e reformista é visto como alinhado às diretrizes adotadas por Francisco durante seu pontificado.