A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9/10), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança em todos os cenários de intenção de voto para as eleições de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno. De acordo com o instituto, os resultados são consistentes com os dados das pesquisas de agosto e setembro deste ano.
No primeiro cenário, Lula aparece com 35% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 26%, e Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, com 10%. Depois, surgem Ciro Gomes (PDT) com 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos com 3%. Os indecisos somam 4%, enquanto 10% optam por votar em branco, nulo ou se abster.
Se Michelle Bolsonaro (PL) for testada no lugar do marido, Lula mantém sua vantagem, com 36%, enquanto a ex-primeira-dama registra 21%. Ratinho Júnior e Ciro Gomes empatam com 10%, Zema tem 4%, e Caiado, 3%. O percentual de indecisos é de 4%, e 12% afirmam que votarão em branco, nulo ou não votarão.
Em um cenário com Tarcísio de Freitas (Republicanos) como adversário, Lula se mantém à frente com 39%, enquanto o governador de São Paulo aparece com 18%. Ciro Gomes tem 12%, e Zema e Caiado, 4% cada. 5% dos entrevistados estão indecisos e 18% não votariam em nenhum dos candidatos.
Quando Eduardo Bolsonaro (PL) é incluído, Lula continua à frente com 35%, enquanto o deputado federal tem 15%. Ratinho Júnior aparece com 12%, Ciro Gomes com 11%, Romeu Zema com 5%, e Caiado com 4%.
Cenários de Segundo Turno
Nos cenários de segundo turno, Lula também lidera em todas as combinações, com uma diferença que varia de 9 a 23 pontos percentuais sobre seus concorrentes.
Se o confronto for com Jair Bolsonaro, Lula tem 46%, enquanto o ex-presidente alcança 36%. Contra Tarcísio de Freitas, o petista tem 45%, contra 33% do governador de São Paulo. No embate com Michelle Bolsonaro, Lula venceria por 46% a 34%.
Em um possível confronto com Eduardo Bolsonaro, a diferença também é de 15 pontos (46% a 31%). Nos cenários com Romeu Zema e Ronaldo Caiado, a vantagem de Lula seria de 15 pontos: 47% a 32% contra Zema e 46% a 31% contra Caiado.
Contra Ratinho Júnior, Lula lidera com 44% a 31%, e contra Ciro Gomes, a diferença é de 9 pontos, com Lula alcançando 41% e Ciro registrando 32%.
A maior margem de vantagem ocorre em um possível confronto com Eduardo Leite (PSDB), com Lula atingindo 45% e o governador gaúcho marcando apenas 22%, uma diferença de 23 pontos percentuais.
Opiniões
O levantamento também abordou as opiniões sobre a reeleição de Lula e a candidatura de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível.
De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria disputar a eleição de 2026, enquanto 42% defendem sua candidatura. Esses números representam uma pequena variação em relação a setembro, quando 59% eram contra e 39% a favor.
No que diz respeito a Bolsonaro, 76% dos eleitores consideram que ele deveria desistir de se candidatar e apoiar outro nome, enquanto 18% acreditam que ele deveria tentar uma nova candidatura. Esses percentuais se mantiveram praticamente os mesmos em comparação com setembro (76% contra 19%), mas apresentaram uma diferença em relação a agosto (65% contra 26%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro deste ano, com a participação de 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. As entrevistas foram feitas presencialmente, em visitas domiciliares. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.