O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (2), durante agenda na Orla de Breves, no Pará, que a COP30 — a ser realizada em novembro de 2025 em Belém (PA) — não será a “COP do luxo”, mas sim a “COP da verdade”.
O petista destacou a necessidade de mostrar ao mundo a realidade da região amazônica. “É preciso mostrar pro mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade”, declarou.
Lula desafiou os líderes globais a demonstrarem real preocupação com a questão climática. Ele questionou abertamente se presidentes como Donald Trump, Xi Jinping e Emmanuel Macron estão dispostos a resolver o problema.
“Pra que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo que nós, resolvam pagar pra que a gente possa dar qualidade de vida pro povo da Amazônia”, cobrou o presidente.
O líder brasileiro já convidou os presidentes dos Estados Unidos, China e França para o evento, sendo que apenas Macron confirmou presença até o momento.
Lula enfatizou que os líderes mundiais precisam saber “como é que a gente vive”, citando inclusive a esposa. “Eu falei pra Janja que eu não vou nem pra hotel, vou dormir num barco”, disse, reforçando o simbolismo de proximidade com a realidade local.