O presidente Lula decidiu alterar sua agenda e viajar à Colômbia neste fim de semana para participar da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia. A informação foi confirmada à coluna pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, na noite de terça-feira (5/11).
A reunião da Celac ocorrerá na cidade colombiana de Santa Marta nos dias 9 e 10 de novembro. A expectativa é que Lula participe do encontro no domingo e retorne a Belém a tempo de acompanhar a abertura oficial da COP30, a conferência do clima da ONU, marcada para segunda-feira.
Antes da mudança de planos, Lula estava na capital paraense desde o sábado (1º/11) e tinha a intenção de permanecer na cidade até o fim de semana, quando seguiria para Fernando de Noronha (PE) para o lançamento de um projeto de energia solar na ilha.
O retorno a Belém estava previsto para coincidir com o início da COP30, mas a participação na reunião da Celac motivou a alteração na agenda do presidente.
Além disso, ainda em Belém, Lula participará da cúpula dos chefes de Estado da COP30, programada para quinta-feira (6/11) e sexta-feira (7/11), antes de embarcar para a Colômbia.













