Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 30 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Lula confirma Paulo Gonet para novo mandato à frente da PGR
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula confirma Paulo Gonet para novo mandato à frente da PGR

    2025-08-28T08:36:58-03:000000005831202508

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nessa quarta-feira (27), a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR) por mais dois anos. A decisão antecipa o fim do mandato atual, que se encerraria em dezembro de 2025, e garante a continuidade da liderança no Ministério Público Federal.

    Gonet assumiu a chefia da PGR em dezembro de 2023, após ser indicado por Lula e aprovado pelo Senado. Ao antecipar sua recondução, o presidente evita possíveis disputas internas pela sucessão no órgão, consolidando o nome do procurador para mais um período à frente da instituição.

    O ato foi formalizado após um encontro entre Lula e Gonet no Palácio do Planalto. Apesar da confirmação por parte do Executivo, a recondução ainda precisa passar pela sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, além da votação no plenário. Para ser confirmado no cargo, o procurador precisará de pelo menos 41 votos. Em sua primeira nomeação, em 2023, ele foi aprovado com 65 votos favoráveis.

    Esse novo mandato se desenha em meio a um momento político delicado. Na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a denúncia apresentada por Gonet contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022.

    Com uma carreira de quase quatro décadas no Ministério Público, Paulo Gonet tem trajetória acadêmica sólida: é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e doutor também pela UnB. Ingressou no MPF em 1987, sendo o primeiro colocado no concurso para procurador da República. Também atuou como vice-procurador-geral Eleitoral durante a gestão de Augusto Aras.

    Desde que assumiu a PGR, Gonet tem dado prioridade ao combate à corrupção, incluindo investigações relacionadas a emendas parlamentares suspeitas. Sua recondução também serve como estratégia política: ao antecipar a escolha, Lula impede que a Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) elabore a tradicional lista tríplice de candidatos — uma prática que foi respeitada pelo petista em seus dois primeiros mandatos, mas ignorada tanto na nomeação inicial quanto agora.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.