Durante a entrega de 1.876 moradias em cinco estados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta segunda-feira (29) o índice de 5,8% de desemprego registrado no segundo trimestre deste ano, o menor da série histórica iniciada pelo IBGE em 2012.
Visivelmente emocionado, Lula afirmou que o resultado representa um avanço na luta por dignidade para o povo brasileiro e relembrou sua própria experiência com o desemprego. “Vocês não sabem como é que eu estou feliz de saber que ontem o Brasil atingiu o menor nível de desemprego da história”, afirmou o presidente.
Segundo ele, o trabalho tem um papel central não apenas na renda, mas na estabilidade emocional das famílias. “Voltávamos para casa todo dia com o pé quente. A gente sabe que o emprego dá uma coisa chamada estabilidade emocional ao ser humano”, disse.
A taxa de desemprego caiu 1,2 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior, quando era de 7%. O índice também está abaixo dos 6,9% registrados no mesmo período de 2024.
Para Lula, o número reflete mais do que dados econômicos: “Quando uma pessoa trabalha, que recebe o seu salário e que pode cumprir com os seus desejos, com o bar, com a padaria, com o seu filho… não tem nada que dê mais dignidade ao ser humano”, concluiu.

