O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Reunião de Líderes do G20 – conjunto das principais economias mundiais. “O G20 traz em 2025 o lema Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, temas de fundamental importância para o Brasil e para o Sul Global”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais nesta manhã, ao desembarcar na capital sul-africana.
Como nação que presidiu o bloco em 2024, o Brasil tem envolvimento destacado igualmente nesta edição do encontro, por compor a “troika” junto com a África do Sul e os Estados Unidos, próximo país a assumir a liderança do fórum. A troika representa a colaboração entre a presidência vigente, a anterior e a futura do grupo para assegurar a continuidade e os preparativos para a cúpula.
Ao coordenar os trabalhos, a presidência sul-africana estabeleceu quatro eixos prioritários para os debates: reforço da capacidade de resposta a crises ambientais; sustentabilidade do endividamento de nações de baixa renda; financiamento para transição energética equitativa; e minerais estratégicos como impulsores do desenvolvimento econômico.
O G20 constitui o principal mecanismo de cooperação econômica global, estabelecido em 1999. O conclave será segmentado em três sessões temáticas e produzirá uma declaração conjunta dos líderes. Entre os progressos, o documento abordará os princípios que devem orientar a extração e processamento de minerais estratégicos e terras raras.
Outros resultados do encontro englobam a declaração dos ministros da Fazenda sobre sustentabilidade da dívida e um relatório sobre aprimoramentos nos métodos de funcionamento do G20. A presidência sul-africana finaliza o primeiro ciclo completo de lideranças pelos países do grupo e manteve, por exemplo, uma prática iniciada pelo Brasil de reuniões inclusivas durante a semana de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, para que países não membros do G20 possam se fazer ouvir.
No sábado (22) pela manhã, os líderes debaterão crescimento econômico sustentável, abordando financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas. À tarde, ocorrerá a sessão dedicada às mudanças climáticas, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética. No domingo (23), a reunião terá como foco os minerais críticos, trabalho digno e inteligência artificial.
Paralelamente à cúpula, o presidente Lula também manterá conversas bilaterais com chefes de Estado e autoridades presentes e, no domingo, está programado encontro entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). A iniciativa trilateral foi criada em 2003 com o objetivo de fomentar a cooperação entre os países do Sul Global.
Visita a Moçambique
Na sequência, Lula segue para Maputo, capital de Moçambique, onde realiza visita oficial na segunda-feira (24). A jornada integra as comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre as duas nações.
Moçambique representa o maior receptor da cooperação brasileira com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no continente africano, abrangendo setores variados – saúde, agricultura, educação, formação profissional, entre outros – e envolvendo iniciativas estruturais. Durante a visita, deverão ser revistas as colaborações em áreas como agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado.
Os dois países pretendem ainda expandir o intercâmbio comercial e os investimentos. Nesse contexto, está sendo organizado um fórum empresarial, que deve contar com a participação de 150 a 200 empresários brasileiros e moçambicanos, com painéis sobre agronegócio, indústria, inovação e saúde.
Em Maputo, Lula será recebido pelo presidente do país, Daniel Chapo. Está prevista a assinatura de um acordo sobre cooperação entre academias diplomáticas e outros instrumentos de cooperação técnica seguem em negociação.
O presidente também participa do encerramento do fórum empresarial e deve receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
A expectativa é que Lula retorne ao Brasil ainda na segunda-feira.

