Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Lula chama Eduardo Bolsonaro de “lambe-botas de Trump” e acusa deputado de prática terrorista
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula chama Eduardo Bolsonaro de “lambe-botas de Trump” e acusa deputado de prática terrorista

    2025-06-03T14:10:11-03:000000001130202506

    Presidente criticou ação do filho de Bolsonaro nos EUA e defendeu independência do Supremo Tribunal Federal

    Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta terça-feira (3/6) como “prática terrorista” a atitude do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de buscar apoio dos Estados Unidos para interferir na política brasileira. A declaração foi feita durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

    “Lamentável o filho do ex-presidente estar lá convocando os EUA a se meter [no Brasil]. Isso é uma prática terrorista. Uma prática antipatriótica”, afirmou Lula em tom exaltado.

    “O cidadão pede licença [do mandato de deputado federal] para ficar tentando lamber as botas do [Donald] Trump e pedindo intervenção na política brasileira.”

    A fala do presidente faz referência à recente visita de Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos, onde participou de encontros com parlamentares e membros do governo Donald Trump, em meio a pressões contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado tem sido alvo de críticas por suas decisões em investigações envolvendo desinformação e atos antidemocráticos no Brasil.

    Durante a entrevista, Lula também saiu em defesa de Moraes, rebatendo as ameaças feitas por autoridades norte-americanas.

    “É inadmissível que um presidente de qualquer país do mundo dê palpite sobre a decisão da Suprema Corte de um outro país. Se você concorda ou você não concorda, silencie. Porque não é correto você dar palpite”, disse o chefe do Executivo.

    O petista ainda criticou a tentativa de influência externa sobre decisões da Justiça brasileira e destacou que já foi alvo de medidas semelhantes no passado.

    “Os Estados Unidos precisam apenas compreender que respeito à integridade das instituições de outros países é muito importante”, reforçou.

    A manifestação de Lula ocorre após o senador norte-americano Marco Rubio, aliado de Trump, anunciar uma nova política de restrição de vistos para autoridades estrangeiras envolvidas em censura, com base na chamada Lei Magnitsky. A medida foi interpretada como uma ameaça direta ao ministro Alexandre de Moraes.

    Lula encerrou sua fala dizendo que “não cabe a nenhum país se intrometer nos assuntos internos de outro”, e que o Brasil continuará defendendo sua soberania e o funcionamento pleno de suas instituições democráticas.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.