José Luciano Barbosa da Silva, 67 anos, engenheiro e atual prefeito de Arapiraca em seu quarto mandato, é uma figura enigmática na política alagoana. Com uma longa trajetória no setor público — já foi secretário municipal, secretário de Estado, vice-governador e até ministro —, ele ainda não dá sinais de aposentadoria, embora deva adiar planos eleitorais maiores em 2026.
Diante da inviabilidade de uma candidatura majoritária no próximo pleito, Luciano parece concentrar seus esforços na reeleição do filho, o deputado federal Daniel Barbosa (PP), e na eleição de outro filho, Lucas Barbosa, para a Assembleia Legislativa. Mesmo com o desejo de disputar o governo do Estado, ele teria que renunciar ao cargo de prefeito e deixar o comando da cidade nas mãos da vice-prefeita e atual adversária política, Rute Nezinho.
Reconhecido pela eficiência administrativa, Luciano Barbosa é considerado um dos melhores prefeitos da história de Arapiraca, embora sua habilidade na articulação política seja vista como limitada. Recentemente, tem se aproximado do senador Renan Calheiros (MDB), do governador Paulo Dantas (MDB) e do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), com quem retomou laços após um rompimento no passado. Ainda assim, mantém bom trânsito e sinaliza apoio também ao presidente da Câmara, Arthur Lira.
A força política de Barbosa dependerá do cenário para o governo em 2026. Caso JHC decida disputar o cargo contra Renan Filho, o prefeito de Arapiraca pode ganhar destaque e tentar emplacar um dos filhos como vice em alguma chapa. Com mais de 150 mil eleitores, Arapiraca é peça-chave no tabuleiro político de Alagoas. Até março, Luciano deve seguir reforçando o projeto eleitoral dos filhos, sem descartar uma eventual reviravolta, caso JHC entre na disputa.
Fonte – Jornal de Alagoas