O deputado federal e relator do projeto de lei que isenta o Imposto de Renda (IR) para salários de até R$ 5 mil mensais, Arthur Lira (PP-AL), manifestou publicamente sua expectativa de que o Senado Federal não faça “politicagem” com a proposta.
A declaração de Lira ocorre após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ter designado seu adversário político em Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), como relator do projeto na Casa.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o deputado enfatizou a seriedade do tema. “Que no Senado o projeto do IR seja relatado de forma responsável. O texto que está pronto, foi construído com muito trabalho e diálogo, inclusive com o governo, e aprovado na Câmara por unanimidade dentro do prazo. Que não se faça politicagem com um assunto tão relevante”, disse Lira.
A proposta foi aprovada na Câmara na última quarta-feira (1º/10) com o voto favorável de todos os deputados presentes.
Ao ser anunciado como relator, Renan Calheiros criticou publicamente uma suposta demora da Câmara e prometeu que, no Senado, o projeto deverá ser votado em 30 dias. O senador alagoano garantiu que se esforçará para que o texto não retorne à Câmara, onde, segundo ele, teria sido usado como “instrumento de chantagem contra o governo e contra a pauta legislativa”.