O sistema de transporte público de Maceió passará por mudanças no Litoral Norte a partir do próximo sábado (30). As alterações, anunciadas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), serão implantadas em duas etapas e prometem reduzir o tempo de espera, otimizar a frota e melhorar a mobilidade dos passageiros.
Na primeira fase, que começa no sábado, algumas linhas terão as operações encerradas e serão substituídas por novos modelos de circulação. A linha 024 – Gruta/Centro deixará de operar e dará lugar à linha alimentadora 1024 – Terminal Rotary/Terminal Cruz das Almas, criada para ampliar a integração entre terminais e facilitar o acesso a outras rotas do sistema.
Também sofrerão mudanças as linhas que atendem o Litoral Norte e a região sul da capital. As linhas 221 – Saúde/Cruz das Almas, 223 – Ipioca/Vergel (via Ponta Verde) e 226 – Ipioca/Trapiche (via Poço) serão unificadas na nova linha 112 – Ipioca/Trapiche-Vergel, que fará percurso pelos corredores do Poço, Ponta Verde e Joaquim Leão. Segundo o DMTT, o atendimento às comunidades do Alto de Ipioca e Saúde continuará garantido por meio de viagens alternadas em ambos os sentidos.
A segunda etapa entra em vigor na próxima segunda-feira (1º). As linhas 603 – Vergel/Mirante e 708 – Cruz das Almas/Ponta Verde receberão reforço na frota, com a inclusão de mais veículos e aumento no número de viagens em dias úteis.
O novo modelo também consolida a integração temporal já utilizada aos fins de semana. As linhas 613 – Vergel/Guaxuma e 614 – Trapiche/Mangabeiras deixarão de circular nos dias úteis e serão substituídas por linhas integradas, como a 209 – Cruz das Almas/Vergel e a alimentadora 1022 – Cruz das Almas/Alto de Guaxuma. De acordo com o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano, Glauco Oliveira, as mudanças foram estudadas para melhorar a distribuição da frota e tornar o transporte mais previsível e eficiente para os usuários.

