Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 4 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Levantamento Quaest indica Lula na frente em todas as projeções para 2026
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Levantamento Quaest indica Lula na frente em todas as projeções para 2026

    2025-08-21T09:29:16-03:000000001631202508

    Divulgada nesta quinta-feira (21/8), a mais recente pesquisa Genial/Quaest aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários da corrida presidencial de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno. O levantamento foi realizado em oito estados que reúnem 66% do eleitorado brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco.

    A primeira simulação estimulada para o primeiro turno das eleições de 2026 mostra Lula (PT) na liderança com 34% das intenções de voto, à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 28%, mesmo estando inelegível.

    Entre os demais pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT) marca 8%, Ratinho Junior (PSD) 7%, enquanto Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 3% cada. O levantamento registra ainda 4% de eleitores indecisos e 13% que planejam votar branco, nulo ou não vão votar.

    No segundo cenário testado pela pesquisa, Lula (PT) lidera com 35% das intenções de voto, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 21%. Ciro Gomes (PDT) marca 9%, Ratinho Junior (PSD) 8%, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 4% cada. Indecisos somam 5% e 14% dos entrevistados dizem que votariam branco, nulo ou não iriam votar.

    O terceiro cenário coloca Lula frente a Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. O presidente mantém 35%, contra 17% de Tarcísio. Em seguida vêm Ciro Gomes, com 11%, Ronaldo Caiado, 6%, e Romeu Zema, 4%. O total de indecisos chega a 6%, enquanto 21% dos entrevistados pretendem votar branco, nulo ou não participar da eleição.

    No quarto cenário da pesquisa, que testa Eduardo Bolsonaro (PL) como adversário, Lula (PT) lidera com 34% das intenções de voto, contra 15% do deputado. Ciro Gomes (PDT) e Ratinho Junior (PSD) aparecem com 10% cada, Ronaldo Caiado (União Brasil) com 5% e Romeu Zema (Novo) com 4%. Indecisos somam 6%, enquanto 16% afirmaram que votariam branco, nulo ou não compareceriam às urnas.

    O quinto e último cenário do primeiro turno inclui o senador Flávio Bolsonaro (PL). Lula mantém a liderança com 35%, seguido por Flávio, que registra 14%. Ciro Gomes aparece com 10%, Ratinho Junior com 9%, Romeu Zema com 6% e Ronaldo Caiado com 5%. Os indecisos representam 5% e aqueles que votariam branco, nulo ou não compareceriam às urnas somam 16%.

    2º turno

    Em todas as simulações de confrontos diretos entre pré-candidatos à presidência, Lula (PT) aparece como vencedor. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele teria 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registraria 35%, uma diferença de 12 pontos percentuais.

    Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e aliado de Bolsonaro, é quem apresenta melhor desempenho entre os correligionários, mas ainda assim ficaria atrás de Lula, com 35% contra 43% do petista.

    Já em um possível embate com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula manteria ampla vantagem: 47% a 34%.

    A pesquisa aponta que Lula (PT) sairia vitorioso em todos os confrontos simulados. Ele superaria Ratinho Júnior (PSD) por 44% a 34% e Eduardo Bolsonaro (PL) por 47% a 32%. No Rio Grande do Sul, derrotaria o governador Eduardo Leite (PSD) com 46% contra 30%.

    O presidente também teria vantagem sobre outros pré-candidatos: Romeu Zema, 46% a 32%; Ronaldo Caiado, 47% a 31%; e Flávio Bolsonaro, 48% a 32%. Em todos os cenários, Lula mantém folga confortável diante dos rivais.

    Rejeição entre eleitores

    Embora lidere todas as simulações de intenção de voto, Lula (PT) enfrenta resistência: 58% dos eleitores acreditam que ele não deveria disputar a reeleição em 2026. Esse índice é predominante na maioria dos estados pesquisados, exceto na Bahia e em Pernambuco.

    A rejeição é ainda mais alta em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 65% dos entrevistados consideram que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome da direita.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.