Nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, o vereador Leonardo Dias (PL) comemorou os avanços conquistados por meio de seu mandato e reafirmou seu compromisso com políticas públicas que promovam a geração de emprego e renda em Maceió.
Com forte atuação na Câmara de Maceió, Dias tem defendido a liberdade econômica e o empreendedorismo, além de buscar ser um canal para a reinserção de jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
Entre as iniciativas, destaca-se o apoio à população em situação de rua, com ações que vão além da assistência social. Em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e a Casa de Ranquines, o vereador tem buscado viabilizar um projeto de capacitação para o setor da construção civil.
“Quem está em situação de rua precisa mais do que um abrigo, mas também de oportunidades”, defende.
Leonardo Dias também é o principal patrocinador do programa Capacita & Emprega, em parceria com a Abrasel/AL, que já tem capacitado jovens para o setor gastronômico. Com um investimento de R$ 300 mil destinados por seu mandato, o projeto tem proporcionado aos jovens acesso ao mercado de trabalho.
Outro setor com o qual o vereador tem atuado é o dos trabalhadores autônomos, como feirantes, ambulantes e motoristas. Leonardo Dias foi responsável pela anistia de débitos referentes ao período da pandemia da Covid-19. Aos que realizaram o pagamento, o valor tem sido reembolsado por meio de descontos nos tributos.
A categoria dos motoristas por aplicativo também conta com o apoio irrestrito de Leonardo. Durante seu mandato, o vereador aprovou leis que impactam diretamente o trabalho desses profissionais, como a criação de vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros, o aumento da vida útil dos veículos, a garantia de representação no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, entre outras medidas.
“Nossa missão é garantir respeito, proteção e liberdade para que continuem trabalhando sem amarras ou perseguição”, disse.
Por fim, uma das marcas do mandato é a defesa da liberdade econômica, com destaque para a legislação que facilita a abertura e manutenção de negócios. Ele também propôs incentivos fiscais para revitalizar o bairro do Jaraguá e transformá-lo em um polo de turismo e geração de renda.
“Liberdade econômica é gerar empregos, abrir portas e descomplicar a vida de quem quer trabalhar”, concluiu.