Na virada de domingo (28) para segunda-feira (29), criminosos ousados tentaram furtar a fiação elétrica que abastece o prédio da Assembleia Legislativa de Alagoas, na Casa de Tavares Bastos, em Maceió. O plano, porém, não saiu como esperado: um dispositivo de segurança instalado pela Equatorial Energia fez os fios “queimarem”, impedindo que o material fosse levado.
Apesar de não conseguirem concretizar o roubo, os criminosos deixaram um rastro de transtornos. Na segunda-feira, a direção da Assembleia contratou um técnico para restabelecer a energia, mas o serviço resultou em mais problemas. No dia seguinte, uma nova tentativa de solução foi feita com a instalação de um gerador, que atendeu apenas ao plenário, mas sem som e sem o painel eletrônico.
Somente na quarta-feira (1) uma empresa especializada foi contratada para realizar o reparo adequado. A energia foi restabelecida completamente apenas na quinta-feira (2). Entretanto, ironicamente, naquele dia não houve quórum para a realização da sessão legislativa.
O episódio expôs a ousadia dos criminosos e evidenciou a vulnerabilidade da Casa diante de ações desse tipo, que, mesmo sem sucesso no furto, comprometeram o funcionamento do Parlamento estadual por quase toda a semana.