Porto de Pedras ganhou destaque no cenário esportivo nacional após a excelente participação dos atletas do projeto “Judô que Transforma” na Copa Aracaju de Judô, realizada em Sergipe, no último fim de semana. A equipe conquistou 10 medalhas no torneio: 2 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze, levando o nome do município ao pódio em diversas categorias.
A competição também serviu como preparação para o Campeonato Brasileiro de Judô, marcado para outubro, em João Pessoa (PB). Entre os talentos revelados está o judoca Arthur Guilherme, que garantiu vaga em todas as etapas finais do Brasileiro e nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), sendo considerado uma das grandes promessas do judô alagoano.
Sob a coordenação do professor Weydner Wellisson da Silva, o projeto atende cerca de 10 jovens entre 5 e 16 anos, estudantes da rede pública, que treinam no contraturno escolar no Galpão de Lutas.
Com apoio técnico da Associação dos Faixas Pretas de Alagoas (AFPA) e parceria da prefeitura, os alunos recebem não só estrutura e materiais, mas também oportunidades de crescimento. Para o professor, o maior legado da iniciativa vai além das medalhas: “O sucesso do projeto está nos valores do judô, que acompanham nossos jovens por toda a vida”.