A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) reuniu-se com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) nesta quinta-feira (30) para apresentar a evolução e o panorama do ambiente de negócios no estado. Atualmente, Alagoas possui 310.992 negócios com registro ativo.
O destaque da apresentação foi o projeto de aprimoramento do ambiente de licenciamento em Alagoas, uma nova fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), cujo foco é desburocratizar processos para o empreendedor.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins (Joãozinho), ressaltou a importância de desburocratizar as alterações contratuais e os licenciamentos complexos para o setor produtivo. Ele mencionou as ações junto aos municípios:
“A gente está em fase de implementação da Redesim fase 2, estamos na etapa de vista e consultoria desses municípios e estamos implementando as ações necessárias. Em breve, será divulgado um ranking, em parceria com a AMA, estabelecendo a posição de cada município.”
O diretor-técnico do Sebrae/AL, Keylle Lima, elogiou a iniciativa, afirmando que a Juceal superou a burocracia na abertura de empresas e se transformou em um “facilitador para pequenos negócios”, alcançando a solução de problemas através da integração.













