Mais de 20 equipamentos já foram danificados neste ano; responsável poderá responder criminalmente

Um jovem foi flagrado utilizando um explosivo para destruir uma papeleira na Praça Custódio de Melo, localizada no bairro do Prado, em Maceió. O ato de vandalismo foi registrado em vídeo e divulgado pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela instalação dos equipamentos na capital alagoana.
As papeleiras têm como objetivo facilitar o descarte correto de resíduos em vias públicas, praças e calçadões. No entanto, desde o início do ano, 20 unidades já foram danificadas por ações semelhantes. Ao todo, mais de 200 papeleiras foram instaladas apenas em 2025.
“Infelizmente esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço”, lamentou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
A autarquia informou que está adotando as providências legais para identificar o autor do crime e encaminhá-lo à Justiça. De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848/40), danificar patrimônio público é crime e pode resultar em detenção de um a seis meses ou multa.
Uma nova papeleira será instalada no local ainda nesta semana, segundo a Alurb. A autarquia também reforça o apelo à população para que denuncie qualquer ato de vandalismo. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou pelo número 190, da Polícia Militar.