O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, reuniram-se ontem (segunda-feira, 12), na sede da prefeitura, com representantes do New Development Bank (NDB). O NDB é a instituição financeira que viabiliza, por meio de uma operação de crédito internacional, a implantação do sistema BRT na capital alagoana. No encontro, foram detalhados o progresso do projeto e os aspectos técnicos relevantes.
Para o prefeito JHC, a implantação do BRT vai ser um ponto de virada de chave para Maceió. “O BRT Maceió vai mudar as discussões sobre mobilidade urbana na nossa cidade, vai mudar o futuro da nossa cidade e também das cidades circunvizinhas. Estamos apostando muito no transporte coletivo, na mobilidade ativa, e esse projeto vai além do BRT em si, porque vai conectar outros meios de transporte e fazer a conexão com diversos modais, para a gente dar mais eficiência para a espinha dorsal que vai ser o BRT, incentivando as pessoas a utilizarem cada vez mais o transporte público”, pontuou.
“Quando falamos da importância do BRT, falamos em diminuir o tempo para chegar em casa, de diminuir o tempo do trabalhador chegar ao seu local de trabalho, em tornar mais atrativo o transporte coletivo, deixando o trajeto mais rápido, mais confortável e fazendo com que as pessoas busquem o transporte coletivo com prioridade. É um projeto inovador que dará qualidade de vida para os maceioenses”, completou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.
A reunião integra a “Missão de Avaliação do NDB”, que se estenderá até 21 de maio. Atualmente, o projeto do BRT Maceió encontra-se na fase final de análise pelo banco financiador, etapa que antecede a formalização do contrato de crédito, prevista para o segundo semestre de 2025.
“Essa missão é, sobretudo, para obter todos os detalhes técnicos do projeto. Quando concluirmos a avaliação, vamos estar certos de todo o planejamento inicial do projeto e, então, poderemos dar continuidade ao que foi acordado”, explicou Yang Ji, líder do projeto pelo NDB.
BRT em Maceió
O sistema de transporte público de Maceió, utilizado por mais de 600 mil pessoas diariamente, será modernizado com a implementação do BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de Trânsito Rápido de Ônibus. O projeto prevê a criação de 28 km de faixas exclusivas para os ônibus do BRT Maceió, localizadas no principal corredor de transportes da capital alagoana, que abrange as avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Essas faixas exclusivas serão posicionadas à esquerda das vias, adjacentes ao canteiro central.