O Itamaraty divulgou nessa segunda-feira (27) a primeira foto da reunião técnica entre negociadores do Brasil e dos Estados Unidos, que marca o início das tratativas para um acordo sobre o tarifaço imposto a produtos brasileiros. O encontro, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, foi o primeiro passo após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ocorrida no último domingo (26).
Pela delegação brasileira, participaram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa; e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Audo Faleiro. Do lado norte-americano, estiveram presentes o representante de comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Durante o encontro, as equipes concordaram que o Brasil enviará uma comitiva a Washington nas próximas semanas, possivelmente na primeira semana de novembro, para dar continuidade às negociações. “Em seguimento ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, delegações do Brasil e Estados Unidos reuniram-se em Kuala Lumpur na manhã de segunda-feira, dia 27, para iniciar o diálogo sobre as negociações relativas às medidas tarifárias adotadas pelos EUA”, informou o Itamaraty em nota.
O governo brasileiro vê as conversas como um avanço diplomático e aposta em uma solução negociada que reduza os impactos do tarifaço sobre setores estratégicos da economia nacional, especialmente o agronegócio e a indústria de manufaturados.













