O Irã anunciou neste sábado (18/10) o fim de sua participação no acordo nuclear internacional (JCPOA), criado em 2015 para impedir a proliferação de armas atômicas.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do país, que declarou que o Irã não está mais vinculado ao pacto, conhecido como Plano de Ação Conjunta Global (JCPOA).
Em comunicado, o governo iraniano afirmou que “todas as disposições [do acordo de 2015], incluindo as restrições ao programa nuclear iraniano e os mecanismos relacionados, são consideradas encerradas”.
Apesar do rompimento, o Irã afirmou que “expressa firmemente o seu compromisso com a diplomacia”. O Ministério acrescentou que o objetivo de “assegurar a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear da República Islâmica do Irã e impedir qualquer desvio para fins de armamento” foi “plenamente e conclusivamente alcançado”.
O acordo, que expiraria neste sábado (18/10), havia sido assinado em 2015 pela China, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos.