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INSS já registrou 473,9 mil pedidos de ressarcimento até esta 4ª feira

by Priscilla Nascimento
15/05/2025
in Municípios, Notícias, Política
Reading Time: 2 mins read
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INSS já registrou 473,9 mil pedidos de ressarcimento até esta 4ª feira

Até as 16h desta quarta-feira (14/5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) havia registrado 473.940 solicitações de ressarcimento referentes a descontos considerados indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., 98,6% dos beneficiários que acessaram o aplicativo do instituto até esta quarta-feira (14/5) não reconheceram ou declararam não ter autorizado os descontos associativos em seus benefícios. Isso corresponde a 473.940 solicitações de ressarcimento. Apenas 1,4% dos acessos – o equivalente a 6.720 beneficiários – confirmaram ter autorizado os descontos.

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Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada na sede do INSS, em Brasília. Waller estava acompanhado de Rodrigo Assunção, presidente da Dataprev, estatal responsável pelo suporte tecnológico da operação.

O escândalo no INSS veio à tona após uma série de reportagens publicadas pelo portal Metrópoles a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o site revelou que a arrecadação das entidades por meio de descontos em aposentadorias havia alcançado R$ 2 bilhões em apenas um ano, mesmo com essas associações sendo alvos de milhares de processos por fraudes nas filiações de segurados.

As denúncias impulsionaram a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e reforçaram as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). No total, 38 reportagens do Metrópoles foram citadas pela PF na solicitação que originou a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril. A operação resultou nas demissões do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Waller afirmou que, caso seja necessário, o INSS disponibilizará atendimento presencial para garantir suporte a todos os beneficiários afetados pela fraude dos descontos.

“Se for necessário atender presencialmente nas agências ou por outras formas de busca, uma das coisas que nos comprometemos é com todos. Nenhuma comunidade será alijada ou retirada desse procedimento após um certo prazo. Faremos um balanço para verificar se alguma comunidade ou região não foi possível realizar esse tipo de pedido ao INSS”, adiantou.

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