Os candidatos à segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) agora contam com uma forma mais prática e rápida de pagar a taxa de inscrição. A quitação pode ser feita totalmente de forma eletrônica, por meio do PagTesouro, plataforma do Tesouro Nacional que substitui a tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU).
O PagTesouro aceita Pix, cartão de crédito e saldo em carteira digital, com processamento quase instantâneo: o valor é creditado diretamente na Conta Única do Tesouro em poucos minutos. Já no caso da opção por boleto via GRU, o pagamento pode levar de dois a três dias úteis para ser compensado.
Nos pagamentos com carteira digital, não é permitido o parcelamento. Já para quem optar por cartão de crédito, o parcelamento depende do provedor de serviço de pagamento (PSP), podendo haver cobrança de tarifa adicional. Ainda assim, o valor total é repassado integralmente ao Tesouro no dia útil seguinte.
A plataforma, já utilizada em processos como as inscrições do Enem, foi estendida ao CNU e está presente atualmente em cerca de 40 órgãos da administração pública federal.
A utilização do PagTesouro é simples. Ao solicitar um serviço público, como a inscrição em concursos, e caso o órgão utilize a plataforma, o cidadão verá o logotipo do PagTesouro na página. Basta clicar e escolher o método de pagamento desejado.
- Via Pix: o sistema gera um QR Code para ser escaneado no aplicativo bancário ou apresenta o código para ser copiado e colado no app da instituição financeira.
- Cartão de crédito: o usuário escolhe o PSP, verifica eventuais tarifas e pode parcelar o valor, se disponível.
- Carteira digital: basta ter saldo disponível; não há opção de parcelamento.
Todos os bancos e instituições que operam com Pix aceitam o PagTesouro.