Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 18 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Início de duplicação da BR-101 em Joaquim Gomes é anunciada pelo Ministério dos Transportes
    Municípios

    Início de duplicação da BR-101 em Joaquim Gomes é anunciada pelo Ministério dos Transportes

    2024-12-24T08:43:31-03:000000003131202412

    Após décadas de espera, o conjunto de ações para a adequação da BR-101/AL no trecho que atravessa o município de Joaquim Gomes começa a ganhar impulso. Durante visita à cidade nessa segunda-feira (23), o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides, representando o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou o início das obras de duplicação da BR-101/AL, além de uma série de intervenções adicionais.

    A duplicação foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) histórico firmado entre o Governo Federal e representantes das comunidades indígenas da região. “Esta duplicação nasce do compromisso do Ministério dos Transportes, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e sobretudo da gestão do ministro Renan Filho. O ministro Renan nos deu uma determinação: onde houver conflito, construa o diálogo. A partir do diálogo garanta direitos e firme compromissos, e a partir dos compromissos estabeleça parcerias que garantam resultados”, afirmou Cloves Benevide.

    O subsecretário lembrou que “o que há dois anos era um conflito ou uma dúvida, se transformou num diálogo e a partir disso na produção de resultados” importantes para infraestrutura de transportes e para os direitos dos povos indígenas. “O resultado da duplicação é necessário. Muitas vidas se perderam, inclusive vidas aqui da comunidade indígena”.

    Em 2023, ao participar da assinatura do TAC, Renan Filho destacou o compromisso do Ministério dos Transportes em seguir a orientação do presidente Lula, que busca desenvolver a infraestrutura nacional de forma integrada ao cuidado ambiental e ao respeito às necessidades das comunidades indígenas.

    Nos últimos anos, mais de 150 mortes foram registradas na BR-101/AL, na região de Joaquim Gomes, sendo a maioria das vítimas indígenas da aldeia Karapotó Terra Nova. Entre os falecidos está Antonio José Filho, o cacique Antonio Isidório, que aos 66 anos, perdeu a vida. Ele foi um dos responsáveis por iniciar as discussões sobre o TAC, assinado em 2023, na atual gestão. O Governo Federal irá investir R$ 250 milhões nas ações previstas no termo de ajustamento, com a expectativa de beneficiar mais de 100 mil pessoas.

    As melhorias previstas englobam a duplicação de 12 quilômetros de rodovia em trechos descontínuos nos municípios de Joaquim Gomes, Junqueiro e São Sebastião, além do fortalecimento da infraestrutura educacional, de saúde e familiar. Também está prevista a entrega de veículos para as comunidades, incluindo tratores, caminhonetes, motocicletas, ônibus escolares e transporte exclusivo para assistência médica. Serão construídas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, quadras esportivas e campos de futebol. Essas ações foram definidas pelos Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAI).

    Na agenda dessa segunda (23), o subsecretário também realizou a entrega de veículos destinados às atividades agrícolas, bem como ao transporte para assistência médica e escolar no município e nas cidades vizinhas. A cerimônia ocorreu na Escola Indígena José Máximo de Oliveira, localizada na área indígena Wassu Cocal, no município de Joaquim Gomes.









    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.