Em pronunciamento no início da sessão ordinária desta quarta-feira, 8, o deputado Inácio Loiola (MDB) celebrou a assinatura da ordem de serviço para a construção da Estrada do Feijão, rodovia de 26 km que conectará os municípios de Piranhas e Inhapi. “É uma luta de muitos anos, desde quando era prefeito e depois como deputado”, recordou o parlamentar.
“A região é a maior produtora de feijão do Sertão alagoano. A estrada partirá do distrito Piau (AL-220) até o povoado Lobinho (BR-316), em Inhapi, encurtando em 60-70km o trajeto entre o Sertão e estados como Sergipe, Bahia e Pernambuco”, explicou ele sobre a importância da via, destacando benefícios logísticos da rodovia, que atravessará o Canal do Sertão, facilitando o escoamento da produção agrícola da região.
“O governador Paulo Dantas, sensível à demanda, assinará a ordem de serviço na próxima sexta-feira, às 11h, no distrito de Piau”, confirmou Loiola, parabenizando a iniciativa, que “beneficiará todo o Alto Sertão alagoano, não apenas os dois municípios”.
Dia do Nordestino
O deputado também comemorou o Dia do Nordestino com um discurso sobre a identidade e potencialidades da região. “No Brasil não há região cuja população tenha mais sentimento de pertencimento que a nação nordestina. Independente do estado onde nascemos, nos orgulhamos em dizer que somos brasileiros nordestinos”, declarou.
“Nos primeiros 350 anos do descobrimento, o Nordeste foi a região polo do Brasil, tanto economicamente quanto culturalmente. O Brasil foi descoberto pelo Nordeste brasileiro”. Loiola criticou visões estereotipadas: “Sempre fomos cantados como região inóspita e inviável. Até Euclides da Cunha, ao cobrir a Guerra de Canudos, denominou nosso sertão como esturricada e inviável”.
Ele contrapôs com exemplos de superação: “Poucos anos depois, Delmiro Gouveia chegou a Alagoas e mostrou que Euclides da Cunha estava enganado. Nossa região é extremamente viável. Precisamos de planejamento e desenvolvimento, mas temos todas as condições”.
“Deus foi generoso com o Nordeste. Para a parte meridional, nos deu o rio São Francisco, e para a região setentrional, um rio subterrâneo, o Aquífero Jatobá, o segundo maior do Brasil após o Guarani”, corrigindo sobre o mito da região e exaltando suas potencialidades. O parlamentar finalizou parabenizando todos os nordestinos pela data comemorativa.
Por Assessoria.