A Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá uma presença marcante na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontecerá em outubro no Centro de Convenções de Maceió. A editora oficial do estado vai lançar dezenas de obras, incluindo novas edições de títulos clássicos e uma coleção com foco no tema desta edição: a relação entre Brasil e África.
Entre os destaques estão as obras infantojuvenis da Coleção Graciliano Ramos, como “Minsk”, “Histórias de Alexandre” e “A terra dos meninos pelados”, que prometem cativar o público jovem.
Ancestralidade e escravidão em foco
Com o tema “Brasil e África: ligados culturalmente por seus ritos e raízes”, a Bienal busca fortalecer a produção literária e resgatar a ancestralidade que une os dois continentes.
Nesse contexto, a Imprensa Oficial e seus parceiros — a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) — lançarão a Coleção Palmar, com destaque para a reedição da obra “Negócios da escravidão em Alagoas”, de Luana Teixeira. A historiadora e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) explica que o livro, que agora usa a terminologia “pessoa escravizada”, aborda o comércio interprovincial de pessoas escravizadas no século XIX, detalhando como essa prática moldou a economia e a sociedade brasileira, ainda hoje excludente e racista.
Para a autora, a Bienal é uma oportunidade de discutir as consequências históricas da escravidão no Brasil, um sistema que foi a base da riqueza do país por séculos e cujos descendentes não receberam qualquer reparação.
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Considerado o maior evento literário, cultural e artístico do estado, a Bienal é uma realização da Ufal e do Governo de Alagoas. O evento, que acontecerá de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, espera atrair mais de 300 mil visitantes.
A programação contará com 140 estandes, mais de 100 lançamentos e quase 300 atividades literárias e culturais. O evento, que deve gerar cerca de mil empregos temporários, tem a expectativa de comercializar mais de 30 mil livros, movimentando aproximadamente R$ 10 milhões em vendas. A programação completa está disponível no site oficial.