O município de Igreja Nova marca presença na 13ª edição da Feira dos Municípios, que acontece de 22 a 25 de janeiro, no Centro de Convenções, em Maceió, apresentando ao público uma experiência que traduz sua identidade histórica, cultural e econômica. O estande é construído a partir de dois pilares fundamentais que moldaram a formação da cidade: a fé e o arroz.
Logo na entrada, os visitantes serão recepcionados pela reprodução da igreja que dá nome ao município, símbolo da fé que orientou o surgimento e o desenvolvimento de Igreja Nova. Em destaque, estará o santo padroeiro São João Batista, representação da devoção do povo igreja-novense e responsável pela construção da primeira capela onde se estabeleceram os primeiros moradores. Outros elementos simbólicos reforçam a centralidade da fé como eixo estruturante da sociedade local.
A programação também valoriza as expressões culturais do município, influenciadas pela herança africana, evidenciada pela presença de duas comunidades quilombolas. Danças, folguedos e o artesanato local estarão representados por meio de objetos e documentos que preservam e contam essa história. A culinária típica, produzida a partir da agricultura local, ganha espaço com a degustação de itens como bolo de arroz, cachaça de mel e farinha de mandioca.
Banhado pelo Rio São Francisco e integrante da rota histórica do Caminho do Imperador, Igreja Nova também apresenta sua relação com o rio por meio de uma imersão no povoado Chinaré, comunidade ribeirinha que mantém viva a tradição da pesca artesanal e o modo de vida às margens do Velho Chico.
O arroz, principal base econômica do município, está presente em todo o cenário do estande. Maior produtor de arroz de Alagoas desde a década de 1940, Igreja Nova reafirma sua identidade unindo fé, trabalho e tradição, apresentando ao público uma história marcada pela simplicidade, pelo acolhimento e pela força de seu povo.

