Uma ameaça de bomba mobilizou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na tarde desta quinta-feira (22), nas proximidades do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O suspeito, que estava acompanhado de uma mulher e duas crianças, se recusava a deixar o local.
De acordo com relatos, o homem teria detonado um artefato de baixa intensidade na entrada do ministério, o que levou ao acionamento imediato do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMDF. A corporação confirmou que ele carregava um pacote suspeito, levantando a suspeita de uma possível bomba.
Por volta das 16h, equipes da PM tentavam negociar com o homem, que chegou a segurar uma criança no colo durante as conversas com os policiais. A situação gerou grande apreensão, principalmente por ocorrer em uma área de intensa circulação, onde também funcionam ministérios como o dos Esportes e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A operação de resposta foi batizada de Operação Petardo, protocolo utilizado pela PMDF em situações que envolvem ameaças de explosivos.
O local foi isolado, e agentes especializados em manejo de explosivos atuaram na contenção da ocorrência. Até o fechamento desta reportagem, não havia informações sobre as motivações do suspeito nem sobre feridos.
As autoridades seguem mobilizadas para resolver a situação com segurança, priorizando a integridade das pessoas no local, especialmente das crianças envolvidas.