O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove nesta quinta-feira (24) duas coletas externas de sangue simultâneas para facilitar o acesso à doação voluntária de moradores do Litoral Sul e do Sertão alagoano. As ações ocorrem das 9h às 16h em dois locais: na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.
As coletas fazem parte do programa “Hemoal no Seu Município”, que visa descentralizar os serviços de captação de sangue e atender regiões que não contam com unidades fixas de doação. Segundo o assistente social do Hemoal, Danilo Lima, a iniciativa é essencial para manter os estoques de sangue em níveis adequados, garantindo o abastecimento de maternidades e hospitais de todo o estado.
“Em mais duas ações itinerantes, o Hemoal descentraliza suas ações de captação de doadores de sangue. Levamos nossas equipes volantes às cidades que não contam com postos fixos de coleta”, destacou Lima.
Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento de identificação oficial com foto. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis legais.
Existem, no entanto, algumas restrições temporárias e permanentes. Pessoas que fizeram tatuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos 12 meses estão temporariamente impedidas de doar. Quem teve gripe, influenza ou Covid-19 deve aguardar pelo menos 10 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Já as restrições permanentes incluem pessoas diagnosticadas com HIV, hepatite (após os 11 anos de idade), sífilis ou doença de Chagas.