O Palácio do Planalto encomendou pesquisas para avaliar os impactos políticos das manifestações contrárias à chamada PEC da Blindagem e ao PL da Dosimetria. O objetivo do governo é analisar a repercussão do tema sobre a imagem do presidente Lula, do Centrão e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Aliados de Lula não comemoraram apenas a derrota da PEC da Blindagem no Senado, votada na última quarta-feira (24/9). Nos bastidores, lideranças petistas estão avaliando os possíveis ganhos eleitorais que o tema pode proporcionar.
A principal avaliação do governo é que a questão da Blindagem pode ser usada como munição no pleito de 2026. A estratégia seria “lembrar” o eleitorado de que deputados da oposição, especialmente os bolsonaristas que planejam candidaturas a outros cargos, votaram a favor da proposta.
Na visão dos interlocutores de Lula, mesmo que a PEC tenha saído de pauta após sua derrota, o tema permanece como um ativo político a ser explorado contra candidatos que apoiaram a medida que visava restringir o poder de tribunais superiores sobre o Legislativo.