A mais recente rodada da pesquisa Pulso Brasil, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra que 54% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aprovação está em 40%, representando uma queda de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em março. Outros 6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Ipespe entre os dias 14 e 19 de maio, com 2.500 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,45%.
Os números indicam estabilidade na taxa de desaprovação, que permanece em 54%, a mesma registrada em março. Naquele mês, a aprovação do governo era de 41%, agora oscilando para 40%.
Na pesquisa anterior, além da avaliação do governo, o instituto apurou a percepção dos brasileiros sobre a economia. Na ocasião, 58% acreditavam que o país estava no caminho errado, enquanto 35% consideravam que seguia na direção certa. Outros 6% não souberam responder.
O Instituto Ipespe destacou que a pesquisa reflete o humor da população em relação ao governo e aos rumos do país, especialmente diante dos desafios econômicos e políticos.