Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 16 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Governo Federal discute medidas para fortalecer setor agropecuário em 2025
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo Federal discute medidas para fortalecer setor agropecuário em 2025

    2025-01-30T11:24:57-03:000000005731202501
    Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária

    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (29) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para alinhar estratégias voltadas ao setor agropecuário em 2025. Entre os principais temas debatidos estão o novo Plano Safra, a modernização do Seguro Rural e ações do Governo Federal para garantir a estabilidade dos preços dos alimentos no Brasil.

    Segundo Fávaro, a reunião estabeleceu um sincronismo entre as medidas que precisam ser adotadas para fortalecer a produção agrícola e manter o Brasil como um dos principais exportadores de alimentos do mundo.

    “Precisamos de um Plano Safra robusto, que incentive a produção e gere excedentes. Isso garante o abastecimento interno e reforça nossa competitividade internacional”, afirmou.

    Modernização do Seguro Rural e novas formas de financiamento

    Durante o encontro, os ministros também discutiram a modernização do Seguro Rural, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e garantir segurança aos produtores em períodos de instabilidade climática. Além disso, foi debatida a ampliação do uso das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) para financiamento da agropecuária e a captação de investimentos internacionais voltados a práticas sustentáveis.

    Uma das iniciativas mencionadas foi o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, que busca recuperar áreas agrícolas sem desmatamento. Para isso, o governo aposta no Programa Eco Invest Brasil, que facilita a atração de capital privado estrangeiro.

    O ministro também destacou o RenovAgro, que, pelo segundo ano consecutivo, disponibilizou R$ 7 bilhões no Plano Safra para promover a sustentabilidade na agropecuária.

    “O Brasil tem um dos Códigos Florestais mais avançados do mundo, e nossos produtores cumprem essas normas. Precisamos garantir melhores condições de financiamento para aqueles que adotam boas práticas ambientais”, enfatizou Fávaro.

    Outra pauta central da reunião foi a estabilidade dos preços dos alimentos. O ministro destacou que a expectativa de uma supersafra e a queda do dólar devem ajudar a reduzir a pressão inflacionária sobre os alimentos.

    “Com uma oferta maior e uma moeda mais estável, os preços tendem a se equilibrar, garantindo segurança alimentar para os brasileiros”, explicou.

    Fávaro também esclareceu que eventuais importações de alimentos serão medidas pontuais para garantir o equilíbrio no mercado, sem prejudicar a produção nacional.

    “Não vamos fazer pirotecnia. Nossa prioridade é estimular a produção interna, e o Plano Safra desempenha um papel essencial nisso”, afirmou.

    Parceria com o Japão para recuperação de pastagens

    Na véspera da reunião com Haddad, Fávaro se encontrou com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para discutir o avanço do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). O Japão será o primeiro país a contribuir financeiramente com a iniciativa, que pretende recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens nos próximos dez anos, dobrando a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento.

    A cooperação com a JICA inclui financiamento para produtores agrícolas que adotem práticas sustentáveis e apoio técnico para análise de áreas degradadas e desenvolvimento de novas tecnologias para recuperação do solo. O acordo reforça o compromisso do Brasil em expandir sua produção agrícola sem comprometer o meio ambiente.

    Com essas medidas, o Governo Federal busca consolidar um ambiente mais seguro e sustentável para o agronegócio brasileiro, garantindo crescimento econômico, geração de empregos e segurança alimentar para a população.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.