Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Governo de Alagoas publica decreto que padroniza regras de férias para servidores
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo de Alagoas publica decreto que padroniza regras de férias para servidores

    2025-04-14T14:08:00-03:000000000030202504
    Foto: Ascom Sefaz.

    O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), publicou o Decreto Estadual nº 101.744, que estabelece regras padronizadas para as férias dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. A nova medida tem como objetivo unificar as normas anteriormente dispersas em diversas Instruções Normativas (INs), facilitando o acesso à informação e a operacionalização das férias nos setores de gestão de pessoas.

    A elaboração do decreto foi coordenada pela Superintendência de Política de Gestão para Pessoas da Seplag e visa proporcionar maior clareza e segurança nas questões relacionadas ao descanso dos servidores.

    O superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, Onildo Canuto, destacou que a medida representa um avanço significativo na gestão de pessoas no Estado. “Esse Decreto representa um avanço importante na gestão de pessoas do Estado. Ele padroniza e traz mais clareza às regras de férias, garantindo segurança para os servidores e mais previsibilidade para os setores de Recursos Humanos. Com isso, fortalecemos uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades do serviço público”, afirmou Canuto.

    O Decreto Estadual, publicado no dia 31 de março de 2025, detalha os procedimentos para a concessão, o planejamento e o controle dos períodos de descanso dos servidores. Entre as principais disposições do documento está a possibilidade de usufruir das férias de forma integral ou parcelada. Também foram estabelecidas as regras para a solicitação de alteração do período de férias previamente agendado.

    Uma das inovações trazidas pelo decreto é a definição do pagamento do adicional de 1/3 de férias, que deverá ser efetuado no mês anterior ao início do período de descanso. Essa medida visa garantir que o servidor tenha condições para planejar seu período de férias com maior antecedência.

    A secretária especial de gestão e patrimônio, Júlia Casado, ressaltou os benefícios do Decreto Estadual nº 101.744/2025, tanto para os servidores quanto para a administração pública. “A implementação do decreto traz benefícios claros, oferecendo maior clareza e segurança jurídica em relação aos direitos dos servidores, o que representa um avanço na gestão de pessoas e permite um planejamento mais eficaz das equipes, resultando em serviços públicos de melhor qualidade para a população”, explicou Casado.

    O decreto beneficia diretamente todos os servidores públicos ativos do Poder Executivo estadual, regidos pelo regime estatutário, além de proporcionar um fluxo de trabalho mais claro para as chefias de setor e os profissionais das áreas de Recursos Humanos. As novas regras visam otimizar o planejamento e a gestão das férias, com diretrizes uniformes que atendem às necessidades de todos os envolvidos.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.