O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, lançam nesta sexta-feira (7) o Ronda no Bairro em Rio Largo, que passa a ser o sexto território a receber o programa de policiamento de proximidade em Alagoas. Essa é a segunda expansão sob a gestão de Dantas — a primeira ocorreu em agosto, com a implantação do projeto no município de Marechal Deodoro, na região da Praia do Francês.
Para garantir o funcionamento da nova base, o Ronda no Bairro contará com quatro viaturas e dez motocicletas, além de uma equipe administrativa. O efetivo será composto por 60 agentes de proximidade, divididos em dois turnos de trabalho, das 7h às 15h e das 15h às 23h, assegurando presença constante nas ruas.
A chegada do programa a Rio Largo também leva o suporte da Equipe de Mobilização e Articulação Social, responsável por promover ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, estimular a cidadania e firmar parcerias com instituições públicas e privadas voltadas à recuperação de espaços urbanos e ao fortalecimento dos laços comunitários.
Com oito anos de atuação em regiões como o Centro e Orla Marítima de Maceió, Jacintinho, Benedito Bentes e o Francês, o Ronda no Bairro tem se consolidado como modelo de prevenção à violência. Em algumas áreas, o programa conseguiu zerar assaltos a coletivos e reduzir em até 80% os índices de roubos e furtos, comprovando a eficiência da abordagem de proximidade.
De acordo com Ricardo Dória, o sucesso do programa reflete a aprovação popular e o compromisso do governo em construir uma cultura de paz. Ele destacou que, a pedido do governador Paulo Dantas, o Ronda chega a Rio Largo para reforçar uma política de segurança baseada no diálogo, na confiança e na presença constante, consolidando o modelo preventivo como caminho mais eficaz para transformar realidades em Alagoas.








			
			




