Desde o lançamento em março de 2024, o programa Gigantinhos, da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem promovido mudanças históricas na oferta de vagas para a educação infantil na capital alagoana.
O impacto do projeto é notável. Em 2021, Maceió disponibilizava cerca de 9 mil vagas para a educação infantil. Esse número cresceu para 11.200 em 2023 e ultrapassou 16 mil vagas em 2024, beneficiando milhares de famílias e crianças em diversos bairros da cidade.
Com o início das atividades de mais uma unidade do programa, localizada no bairro Graciliano Ramos, em dezembro de 2024, Maceió agora conta com 11 unidades de educação infantil. Essas unidades são compostas por quatro CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) próprios: Orlando Cajé, Braga Neto, Estudante João Pedro e Ivaneide Maria.
Além disso, sete CMEIs da Rede Parceira (CMEIS-RP) estão em operação nos bairros Ponta da Terra, Chã da Jaqueira, Antares, Tabuleiro do Martins, Santos Dumont, Poço e Cidade Universitária.
Impacto na comunidade
O programa Gigantinhos tem como objetivo ampliar o acesso à educação infantil, oferecendo infraestrutura de qualidade e atendimento especializado para crianças de 0 a 5 anos. As novas vagas representam mais oportunidades para as famílias, garantindo um início de formação educacional com suporte adequado.