O comandante do Comando Militar do Leste (CML), general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, reconheceu a ocorrência de contratempos ao longo de 2025 e fez um alerta direto às tropas sobre os riscos da desinformação e da discórdia interna.
A avaliação foi divulgada em 30 de dezembro, por meio de uma mensagem institucional de fim de ano, direcionada aos militares subordinados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No comunicado, o general faz um balanço do ano, ressaltando “acertos e erros, sucessos e fracassos”, mas afirma que, apesar dos “eventuais contratempos e tropeços”, o saldo final é positivo.
Em um dos trechos da mensagem, Vasconcellos destaca que a tropa não deve permitir que “o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença” sejam fortalecidos pela desinformação.
“Não permitamos que o desânimo, a desconfiança, a discórdia e a descrença naquilo que é a nossa essência e nos caracteriza como cidadãos-fardados alimentem-se da desinformação, das falsidades, da covardia travestida, da maldade irônica, da ingratidão perversa, das proposituras de cizânias, dos maus agouros e dos agourentos de plantão, que não são muitos, embora barulhentos e persistentes”, escreveu o general.
Ao encerrar a mensagem, Vasconcellos enfatiza que “somos a força da nossa Força” e reforça que o Exército depende da união de todos os seus integrantes, “do soldado ao general”, para cumprir sua missão institucional.

