O programa Garantia-Safra 2024/2025 injetou quase R$ 32 milhões na economia de 34 municípios de Alagoas, beneficiando mais de 26 mil agricultores familiares em todo o estado.
Os pagamentos começaram em março, com parcela única no valor de R$ 1.200 destinada aos agricultores que aderiram ao programa. O último lote, liberado para o município de Traipu pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contemplou mais de 1.500 produtores.
Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), o Governo de Alagoas investiu mais de R$ 4 milhões no Fundo Garantia-Safra, em parceria com municípios, União e os próprios agricultores.
De acordo com o secretário Marcelo Melo, além de garantir apoio financeiro em momentos de perda da produção, o benefício fortalece a economia local ao movimentar o comércio e permitir que agricultores invistam novamente em suas lavouras.
O Garantia-Safra integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assegura suporte a agricultores que tiveram perdas comprovadas na safra em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas.

