Ronaldo da Silva Melo foi recapturado após plano de vender veículo furtado e deixar Alagoas
O reeducando Ronaldo da Silva Melo, recapturado nesta sexta-feira (5) após fugir da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, furtou uma motocicleta no bairro Santos Dumont com o objetivo de vendê-la na Chã do Pilar, local onde acabou sendo preso. Segundo a polícia, a intenção era arrecadar dinheiro para adquirir um carro e, assim, conseguir deixar o estado de Alagoas.
De acordo com informações do repórter Bruno Protasio, Ronaldo fez ligação direta para furtar a moto que estava estacionada em uma rua próxima ao complexo prisional. Em seguida, ele se deslocou até o município de Pilar, na Região Metropolitana, onde negociaria a troca do veículo por um carro.
As investigações apontam ainda que o detento teria recebido auxílio financeiro de uma família para viabilizar a fuga. Após ser detido, Ronaldo foi encaminhado à Central de Flagrantes e, posteriormente, será reconduzido ao sistema prisional. Ele cumpre pena por tráfico de drogas.
A fugaNas primeiras horas desta sexta-feira, cinco presos escaparam do Baldomero Cavalcanti. Além de Ronaldo, os foragidos foram identificados como Jonathan Teixeira da Silva, José Carlos Trindade dos Santos, Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti e Willis David Peixoto de Vasconcelos.
Segundo apurações iniciais, o grupo teria utilizado uma corda improvisada com lençóis, conhecida como “Teresa”, para deixar o bloco e pular o muro da unidade prisional.
Nota oficial
Em comunicado, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas confirmaram a fuga e informaram a abertura de procedimento administrativo para apurar as circunstâncias.
“As diligências para recaptura já estão em curso. Como parte do protocolo de ações implementadas em ocorrências dessa natureza, toda a unidade passou por recontagem dos apenados. E todas as demais providências cabíveis estão sendo adotadas”, destacou a nota.
Até a última atualização desta reportagem, apenas Ronaldo havia sido recapturado. As buscas seguem em andamento para localizar os demais fugitivos.


