A frente fria que atuou no centro-sul do Brasil está avançando de forma abrangente para o Nordeste nos próximos dias, trazendo chuvas intensas, queda significativa da temperatura e risco de transtornos em Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. A previsão foi divulgada pelo site Tempo.com com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Trata-se da frente fria mais intensa de julho de 2025, que cobrirá uma grande extensão do país, incluindo a região Nordeste, onde a ocorrência desse tipo de fenômeno tem sido mais frequente ao longo deste ano, diferente dos anos anteriores.
Na quarta-feira (30), o sistema alcançou a altura da Bahia, provocando chuvas nos arredores de Porto Seguro, no extremo sul do estado. A previsão indica que, nesta quinta-feira (31), as precipitações avancem para o norte da Bahia, passando por Canavieiras, Ilhéus, Itacaré e chegando até Salvador ao final do dia.
Na sexta-feira (1), os remanescentes da frente fria, entre Salvador e Sergipe, deverão formar um rio atmosférico, um corredor de umidade que transporta grandes volumes de vapor d’água do oceano para o continente. Esse fenômeno intensificará as chuvas na região metropolitana de Salvador, no nordeste e centro-norte baiano, além dos estados de Sergipe e Alagoas.
O fim de semana promete ainda mais instabilidade. Entre sábado (2) e domingo (3), o rio atmosférico seguirá impulsionando a formação de nuvens carregadas, causando pancadas fortes de chuva em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. São esperados acumulados de até 100 mm em alguns locais, o que eleva o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos, principalmente nos municípios litorâneos.
Apesar da intensidade do sistema diminuir gradualmente na próxima semana, nuvens carregadas e chuvas fracas devem continuar a ocorrer com frequência no litoral nordestino ao longo de agosto.